domingo, 27 de junho de 2010

People-Toy Story

Para quem AINDA não viu, sugiro que vá correndo ver Toy Story 3.
Além da produção e efeitos maravilhosos - já esperados - temos um conjunto de lições e emoções que refletem o nosso cotidiano e a nossa vida.
Você ri, chora, se assusta com as inesperadas e empolgantes cenas, se surpreende com a delicadeza e com a sutileza do sentir e das ações. Uma aula de comportamento humano. De valores que estamos esquecendo e deixando de lado, assim como se fosse uma "coisa" menos importante. Isso tudo entendendo esse contexto de hoje em que tudo, ou quase tudo é descartável, dispensável, "trocável".

Toy Story cuida disso muito bem. E esse "isso" é a LEALDADE. Palavra e valor que estamos deixando pra trás sem sentir, sem nos dar conta.
A luta daqueles "seres-brinquedos" por estarem juntos, por acreditarem, por saberem que não podiam simplesmente abandonar, é realmente impressionante. Uma saga que precisávamos viver um dia...
O filme nos mostra o outro lado de tudo e até de uma Organização, de uma família, de um lugar. Com o lado "bom" e o "mau", os personagens se dividem e nos inspiram a pensar e refletir de que lado estamos, com que tipo de "líder" queremos ficar e consentir. Sim, con-sentir. Se ficamos, se permitimos é porque sentimos que devemos, mas infelizmente não refletimos, não pensamos, não nos colocamos verdadeiramente à prova. E o pior, não tomamos uma decisão de lutar.
A sensação que tive no filme, foi a de que estamos cada vez mais subjulgados ao "lugar", à empresa, à coisa que nos prende - ou supostamente prende - a um modelo que não é o nosso. Mas, ficamos. Por várias razões, é claro. Mas ficamos.
Pois eles - os "seres brinquedos" NÃO FICAM. Dá vontade de contar o filme, mas quero muito inspirá-los a assistir com um olhar de experiência vivida ou possivelmente vivida e com a delicadeza e a humildade dos que querem aprender.

Ver a doação exercida plenamente em conjunto com a consciência e o dever a si mesmo e ao outro é mais um exemplo retumbante do filme. Uma linda história de escolhas curtidas e vividas na plenitude e na sabedoria dos que querem um alvo, dos que realmente cumprem com o seu propósito de VIDA. E sabem qual o propósito desses seres brinquedos? O de servirem para brincar e ainda, o de permanecerem JUNTOS e unidos.

Toy Story tem muitos outros exemplos e lições, mas é melhor deixar para cada um ver e levar para o exercício da vida.
Dedicação, luta, coragem e lealdade são a marca do filme. Tudo e mais um pouco com muito humor e emoção. Com muita verdade e sensibilidade.
Que bom as crianças estarem sendo "tocadas" por isso. Melhor ainda que seus pais também estejam e que com isso, possam ajudar na criação de "seres humanos" melhores.
Hoje, só por hoje, os "seres brinquedos" de Toy Story estão ganhando.
BRAVO aos resgastes do Sr.Disney !!! Ele deve estar muito feliz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário