segunda-feira, 30 de novembro de 2009

"Unchickening" by Pira da Youdb.

Estive com o Pira e o Leo da Youdb, empresa de soluções que vão além do database, para falarmos sobre gestão de gente, de desenvolvimento de empresas e do Nissan 350Z. Sim, o Pira é pirado no 350Z, carro ou máquina ou mito, que eu e o time da Nissan troxemos para o Brasil em 2005. Tirando a máquina e tudo que a envolve, falamos de gente e de como podemos fazer o nosso melhor para que elas sejam o seu melhor. Foi ai que o Pira veio com o termo "unchickening", que nada mais é do que "desfranguenizar" o ser humano. Isso mesmo. Estamos nos referindo ao ser humano que vira "frango" para o abate. Isso tem a ver com a falta de coragem de ir em frente, de assumir responsabilidades e de ser íntegro. Para o SIM e para o NÃO, os homens e mulheres ficam melhores (em todos os sentidos) quando verdadeiramente assumem a sua responsabilidade ou sua habilidade em serem responsáveis, diante da vida, do trabalho, dos objetivos, dos desafios e da empresa.
Infelizmente - e eu expliquei isso ao Pira e ao Leo - as pessoas estão ficando mais "frangos" ou "frangas" porque o MEDO as invadiu e o Estado não ajuda em nada. Bolsa família, bolsa escola, bolsa comida, bolsa sei lá mais o que. Tirando qualquer posição ou tendência política, o fato é que não aprendemos muito a lutar e a encarar o abatedouro. Frango tá lá tomando hormônio para ser abatido. Lamentável fim. Galo não é abatido. Ou alguém já viu um "frango de briga" ? Mais ainda...alguém já viu uma "frangueda" assim como uma tourada. Touro pelo menos luta. Frango sai correndo. Infelizmente os frangos estão mais disseminados por aqui mesmo, entre nós "burgueses". Lá no nordeste ou na África, na seca, na fome, na miséria; não tem espaço pra frango, até porque se não ele vai pra panela. Lá sobrevivem os fortes que lutam até o fim pelo ideal de comer, de trabalhar, de viver e de SER.
E quem é o culpado disso tudo ? Nós. Sim, nós mesmos, pais e mães que criamos nossos filhos como frangos.
Hoje, assisti a uma palestra da Roberta Rivelino, que disse que essa geração que está ai, se acostumou a poder tudo. E quando não pode ? O que acontece ? Tem grandes chances de virar frango. De não enfrentar e pular de galinheiro.
A hombria e a integridade é para poucos hoje em dia. Que pena (essa não é a do frango).
Mas será que tem jeito ? O Pira perguntou. Olha, ter somente corajosos é uma utopia. Não podemos nos enganar. Mas devemos encorajar esses caras para serem eles mesmos e enfrentarem os desafios sem desanimar no primeiro obstáculo ou sem assumir que é o responsável por isso ou por aquilo. O mais comum é perguntar: quem errou. O mais raro é ouvir: fui EU.
Pois bem, esse texto é uma homenagem ao Pira e seus frangos que podem virar galos. Ou que podem continuar frangos, sabendo que para essa nova era, vamos precisar de mais galos do que frangos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário