quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A Essência e os Valores - Workshop

Finalizamos o Workshop em São Paulo e Curitiba. Tivemos o número de pessoas que queríamos. Mais do que isso, tivemos pessoas muito especias. Normalmente quando se fala de Valores e de Essência ou de descobertas do "Eu", a primeira coisa que vem a mente é: auto-ajuda, exoterismo, meditação ou coisas do gênero. Acredito que nesse ponto fizemos o oposto. Explico-me: no workshop que realizamos, o maior objetivo foi colocar as pessoas em AÇÃO para a descoberta ou esclarecimento de suas forças e fraquezas. Além disso; fazer com que o indivíduo encontre e assuma, através de ferramentas vencedoras, o seu verdadeiro impulsionador. Aquilo que move, que tira da zona de conforto e faz a pessoa andar, agir, viver. Não precisamos atender ao outro, sem primeiro NOS atender. O foco é esse. Eu me entendo e SEI o que posso, quero e o que não quero, para depois entender o outro. O intuito é o de julgar e avaliar a si mesmo, ANTES de colocar a "culpa" no outro ou na organização, família, sociedade. Enquanto estivermos procurando a resposta do lado de fora, as chances de nos encontrarmos e sermos felizes é quase nula. Parece óbvio, mas na prática é isso mesmo que acontece e as pessoas realmente têm dificuldade de entrar em ação, de escrever (processo curador, o da escrita), de falar (outro processo que cura) e de ouvir (mais um que tem o dom da cura). Isso tudo junto, faz uma mudança no indivíduo, se ele está disposto, está aberto para realizar. É sair do querer para o pensar, sentir e agir. Com a essência sentida, descoberta e aflorada, a decisão é colocar em prática ou não. Uma esolha. Mais uma na vida. E se escolher por não "viver" a essência, pelo menos, vai saber que não está vivendo, para depois não se boicotar. Somos seres com muita capacidade de auto-sabotagem, mas também somos seres capazes de nos auto-alegrar.
Foi muito bom, esse workshop. Foi muito bom mesmo. Para mim, um presente que agradeço ter recebido dessas pessoas que confiaram e agiram. Uma vitória da atitude e uma derrota do conformismo e da culpa. Valeu.

2 comentários:

  1. VOCÊ SABE NÉLIO QUE O UNIVERSO CONSPIRA... E HÁ UMA CONSPIRAÇÃO MUITO POSITIVA OCORRENDO, NO MUNDO INTEIRO, PARA QUE AS PESSOAS SE VOLTEM PARA SI, PARA A BUSCA DE SEUS VALORES. PESSOAS COMO VOCÊ, SEU IDEAL, CONTRIBUEM PARA QUE ISSO OCORRA. SUCESSO MEU AMIGO! E COMO DISSE GALILEU GALILEI: "Você não pode ensinar nada a um homem; você pode apenas ajuda-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo" UM ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir
  2. Foi maravilhoso mesmo ver que podemos ajudar de forma simples quando as pessoas se colocam a disposição para serem ajudadas. Essa experiência, de fato, alegrou nossos corações.

    ResponderExcluir